Porto Rico - Variante Solo

Forum rules
Please DO NOT POST BUGS on this forum. Please report (and vote) bugs on : https://boardgamearena.com/#!bugs
Post Reply
jeffdua
Posts: 1
Joined: 06 January 2021, 18:20

Porto Rico - Variante Solo

Post by jeffdua »

PUERTO RICO
— Variante solo —

— INTRODUÇÃO
O jogo Puerto Rico foi originalmente criado para 3 a 5 jogadores, com uma variante oficial sendo implementada posteriormente. O modo solo do jogo foi criado para dar a um único jogador a oportunidade de jogar com um nível similar de desafio sem uma mudança muito significativa da regra original.
As regras a seguir foram exaustivamente testadas para garantir que o jogo está equilibrado o mais próximo possível de seu conceito original. Assumo aqui que o jogador tem um bom conhecimento das regras originais — já que somente assim estará apto a jogar essa variante.

— PREPARAÇÃO DO JOGO
Serão utilizados os seguintes componentes (coloque-os no banco para que o estoque esteja à vista):
● 25 colonos
● 30 pontos de vitória (5 de 5 e 5 de 1)
● 3 fichas de pedreira
● 5 de cada tipo de mercadoria (5 cafés, 5 tabacos, 5 milhos, 5 açúcares e 5 índigos)
Coloque próximo ao tabuleiro central, em duas fileiras:
● Sorteie 3 plantações do estoque para a função de colonizador e as coloque na área de jogo
● Navio de colonos com 2 colonos
● Casa de comércio
● Navios de carga com 4, 5 e 6 espaços
● Carta do Governador
● 6 cartas de funções (Colono, Prefeito, Comerciante, Produtor, Capitão e Construtor), embaralhadas e colocadas da esquerda para a direita em uma única fileira
● Coloque um de cada prédio de produção no tabuleiro
● Aleatoriamente, preencha os espaços de construção (um de cada tipo), se estiver usando a expansão, até que sobrem somente 2 espaços vazios na primeira, segunda ou terceira coluna (os 2 espaços podem ser na mesma coluna ou em colunas diferentes). Caso não esteja jogando com a expansão, remova 2 prédios aleatoriamente e preencha o tabuleiro com os prédios restantes (um de cada tipo).
● Aleatoriamente, escolha um milho ou índigo e coloque no seu tabuleiro.

— REGRAS
— Explicando as funções
(as construções que afetam as funções são executadas da mesma forma que a regra original, exceto a biblioteca, como veremos mais adiante.)
Colono: o jogador DEVE escolher uma das 3 plantações disponíveis para colocar no seu tabuleiro individual. NOTA: se o jogador escolher um tabaco, um café ou um segundo açúcar, então uma pedreira pode ser colocada como uma das 3 opções de plantação para a próxima rodada do colonizador.
Comerciante: executado conforme regras originais
Prefeito: executado conforme regras originais, exceto:
○ Sempre que o Prefeito for escolhido, um colono do estoque deverá ser colocado na ficha do Governador. Esse colono NÃO retornará ao jogo.
○ A Rosa dos Ventos não será utilizada no modo solo – todos os colonos devem estar aptos a preencherem algum espaço nas plantações ou nas construções.
○ Reponha o navio de colonos com, no mínimo, 2 colonos – caso não seja possível preenchê-lo com a quantidade necessária de colonos, o jogo terminará ao final do turno.
Capitão: executado conforme as regras originais
Produtor: executado conforme as regras originais
Construtor: executado conforme as regras originais, com o seguinte complemento:
○ Após a compra das construções, o jogador deve escolher, entre os prédios restantes, no máximo 2 que, somados tenham o mesmo valor do comprado; ou então escolher somente um prédio que tenha o custo de até 3 dobrões a mais do que o comprado. Coloque o(s) prédio(s) selecionado(s) de lado. Ele(s) não voltará(ão) ao jogo.
○ Se o jogador não conseguir selecionar prédios nessas condições para descarte, então a compra não poderá ser feita.
○ Condição de fim de jogo: se a cidade do jogador ficar cheia de construções, o jogo terminará ao final do turno.

— Escolhendo uma função
(nenhum privilégio será garantido pela escolha da função, a não ser que a biblioteca tenha sido comprada e ativada): 3 funções poderão ser escolhidas em cada turno.
Somente no primeiro turno: O jogador irá selecionar 3 funções, da esquerda para a direita, e executar sua ação ou passar para a função seguinte.
○ Daqui em diante, as funções serão divididas em 3 grupos, o primeiro grupo, com uma função (ela deverá ser executada); o segundo grupo, com duas funções (dentre as segunda e terceira funções, o jogador deve escolher uma delas para executar); e
o terceiro grupo, com três funções (dentre as quarta, quinta e sexta funções, o jogador deve escolher uma para executar sua ação). Separe cada um dos grupos por um pequeno espaço, e mantenha esses três grupos até o final do jogo.
○ Coloque um dobrão na primeira e um na segunda função.
Do segundo turno em diante: começando com a função no primeiro grupo, o jogador deve executá-la, se possível; sua execução deverá ser conforme explicado na seção Explicando as funções. É importante que, a cada função escolhida, sejam colocadas de lado na mesma ordem em que foram escolhidas, mantendo-as assim até o final do turno.
Falha na função: se o jogador não pode ou não quer executar a ação daquela função, ele deverá fazer uma das seguintes ações:
○ Pague o mínimo de 3 dobrões ou metade do que o jogador tiver em mãos
○ Coloque 1 colono na carta de Governador direto do estoque ou, caso o estoque esteja vazio, retire o colono do navio. Esse colono ficará indisponível para o jogador até o final do jogo. Se o navio de colonos tiver ficado vazio após essa ação, o jogo terminará ao final do turno.
○ Se há dobrões na ficha de função, eles retornarão ao banco
○ NOTA: durante o primeiro turno, a falha na função não ocorrerá. Essa etapa se iniciará a partir do segundo turno.
Cada função que falhar em sua execução exigirá os pagamentos de acordo com o item anterior. As condições de falha em cada função são as seguintes:
○ Mercador: se o jogador não possui mercadorias pra vender
○ Prefeito: se o jogador não possui espaços disponíveis para alocação de colonos na sua cidade ou em suas plantações
○ Capitão: se o jogador não possui mercadorias para embarcar
○ Produtor: se o jogador não está apto à produção de mercadorias ou se o estoque não possui mercadorias disponíveis para produção
○ Construtor: se o jogador não possui dobrões disponíveis para efetuar uma compra ou se o estoque não possui construções para o descarte, conforme seção Explicando as funções.
○ Colono: se não há espaços disponíveis no tabuleiro do jogador para colocação de plantações
O jogador agora deve escolher entre as funções do segundo grupo (segunda ou terceira funções) para executar uma delas, seguindo as mesmas condições da seção anterior
O jogador finalmente deverá escolher entre uma das três funções do terceiro grupo, e executar a ação de uma delas, seguindo as mesmas condições da seção anterior.

— Finalizando o turno
Arraste as três funções que não foram utilizadas para comporem o primeiro e o segundo grupos de funções.
Coloque um dobrão na primeira e um na segunda função
Adicione ao final da fila as três funções que foram utilizadas no turno. Sendo que a primeira utilizada ocupará a quarta posição, a segunda utilizada ocupará a quinta posição e a terceira utilizada ocupará a sexta posição.
Caso nenhuma das condições de final de jogo das regras originais tenha sido atingida (sem colonos, toda a cidade preenchida ou sem pontos de vitória restantes), inicia-se um novo turno. Caso contrário, vá para a seção de Pontuação .
— As construções
(aqui somente estão listadas as mudanças e oportunidades adicionais de pontuação ao final do jogo, os prédios precisam estar ativos para que possam ser utilizados das formas a seguir) Mudança:
○ Biblioteca: permite que o jogador utilize o privilégio na função que estiver sendo executada (desde que ela não esteja com um dobrão). Quando ativada, pode ser utilizada somente uma vez por turno. Caso contrário, ocorrerá uma falha no papel (ver seção anterior). Sugestão: utilize um marcador para que o jogador fique ciente quando a biblioteca já tiver sido usada no turno corrente, e recolha-o ao final do turno.
Oportunidades adicionais de pontuação ao final do jogo
○ Armazém pequeno: ganhe 1 PV para cada tipo de mercadoria remanescente no estoque do jogador ao final do jogo.
○ Depósito (Novas Construções): ganhe 1 PV para cada mercadoria a partir da quarta que estiver no estoque do jogador
○ Casa da floresta (Novas Construções): ganhe 1 PV para cada floresta que tiver no tabuleiro do jogador ao final do jogo
○ Armazém grande: ganhe 1 PV para cada 2 tipos diferentes de mercadoria que o jogador estiver em estoque ao final do jogo
○ Universidade: ganhe 1 PV para cada 2 dobrões em posse do jogador ao final do jogo
○ Pequenos cais (Novas Construções): ganhe 1 PV para cada navio carregado com pelo menos 2 mercadorias ao final do jogo
○ Cais: ganhe 2 PVs para cada navio carregado com pelo menos 2 mercadorias ao final do jogo
○ Sindicato ( Novas Construções): ganhe 2 PVs para cada conjunto de 2 mercadorias iguais nos navio de carga ao final do jogo
○ Sem construções comerciais grandes: caso o jogador não construa nenhuma das construções comerciais grandes, ele ganha 10 PVs ao final do jogo.

— PONTUAÇÃO
(a pontuação será feita conforme as regras originais, com exceção do que foi dito na seção As construções)
Categorias de pontuação:
○ 55 – 57 PVs (Pequena vitória)
○ 58 – 60 PVs (Vitória)
○ 61 – 63 PVs (Grande vitória)
○ 64+ PVs (Vitória completa!)

— ESTRATÉGIAS DO JOGO E TÁTICAS
● A sequência das funções é importante para o sucesso do jogador e uma otimização de seus esforços. Aprenda a reconhecer os padrões quando escolher cada função.
● Equilibrar a produção, a compra de construções e a aquisição de pontos de vitória é essencial para aumentar o potencial de pontuação final.
● Todas as construções podem fazer parte da estratégia durante ou jogo ou de pontuação ao final do jogo. As oportunidades de pontuação ao final do jogo foram adicionadas por esse motivo.
● Apenas 5 de cada mercadoria estão disponíveis para o jogador, o que quer dizer que, caso sejam colocadas no navio de 6 lugares, permanecerão ali até o final do jogo.
● Em certos momentos a falha na função deverá ser feita propositalmente, para que o jogador tenha mais sucesso em seu jogo.
● A função de Prefeito é fundamental e, muitas vezes, o fator limitante nas primeiras tentativas de jogar o modo solo. Quanto mais colonos seu navio tiver, menos irão para o governador. Isso é importante.
● O jogador deverá se planejar melhor para a compra de construções, uma vez que a cada compra, 1 ou 2 possíveis compras futuras deverá(ão) ser removida(s) do jogo. Isso altera significativamente os objetivos possíveis durante o jogo.

— NOTA PARA O JOGADOR
Essa variante de modo solo de jogo foi adaptada para tirar o máximo de proveito de todos os componentes, construções e funções do jogo e também para aprimorar os elementos estratégicos do jogo de forma a maximizar as possibilidades do jogo. Dessa forma, a rejogabilidade dessa variante solo fica aumentada.

Jogo originalmente concebido por Andreas Seyfarth ©2001, Ravensburger Spieleverlag © 2002
Regras solo implementadas pelo usuário do BGG GameRulesforOne, em 2008
Tradução feita pelo usuário da Ludopédia donubran, em 2017
Post Reply

Return to “Puerto Rico”